terça-feira, 25 de novembro de 2008

Dindo!

Sou dindo!!! A Vitória nasceu hoje, às 00:07, em Porto Alegre. Pequenina, mas bella e brava. Não vejo a hora de conhecer minha afilhada...

São em momentos como esse que a distância se faz realmente presente.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

É, faz frio mesmo...

Essa semana, a Daniela escreveu sobre o frio. Um texto lindo, poético como só ela sabe escrever. O Outono já cansou de dar seus ares de chuva e o Sr. Inverno se aproxima, impiedoso, a passos largos.

Pra falar a verdade, eu só notei que as temperaturas estavam caindo no final de semana passado. Acho que tenho uma boa resistência ao frio. Me dei conta disso no sábado passado, quando saímos para passear por Novara com nossa hóspede do barulho. Saimos no final da tarde, ainda com um solzinho tímido. Eu, que não costumo olhar a previsão metereológica durante o final de semana, vesti apenas um blusãozinho de malha e um blazer leve.

Passeio vai, passeio vem, quando eram 19h, "noite funda", encontramos um amigo russo, o Serguei. Ele vem de Yekaterinburg, no meio dos montes Urais. Lá faz frio, muito frio: o inverno dura cinco meses, com temperaturas de até 45ºC negativos. No verão, esquenta até os 18ºC.

Pois bem. Só percebi que fazia frio aqui em Novara quando o Serguei, debaixo do cappotto, gorro, luva e cachecol, olhou para meu blusãozinho e perguntou: "ma... non hai freddo?"

Sinceramente, só comecei a sentir frio depois. Psicológico, talvez. Afinal, se ele, que vem daquele inferno gelado, tá achando frio, é porque deve estar mesmo!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O novo ocupante da Casa Branca

Semana cheia, com a eleição norte-americana. Pode-se reclamar de muita coisa dos EUA: sua cultura, mentalidade, visão de mundo, etc. Mas não se pode negar que eles são a democracia mais saudável do mundo. A eleição de um afro-americano, filho de um imigrante queniano e mãe branca que subiu na vida graças ao estudo e à dedicação ao intelectual, é testemunho disso.

De fato, o significado do acontecimento é imensa, após 150 anos de herança mal-resolvida da escravidão:
Barack Hussein Obama was elected the 44th president of the United States on Tuesday, sweeping away the last racial barrier in American politics with ease as the country chose him as its first black chief executive.
Um outro elemento incrível da eleição de Osama tem a ver como a forma como a campanha foi conduzida. Foi um verdadeiro fenômeno Web, incrivelmente mais significativo do que em 2004. A Web foi um importantíssima mídia não apenas para divulgação e organização dos esforços da campanha, mas também um valioso canal de arrecadação de fundos.

E me surpreendeu também a reação do mundo à eleição norteamericana. A esperança de que se possa novamente dialogar com os EUA parece dominar a opinião pública em muitos países, como conta esta reportagem do The New York Times.

É claro que o Berlusconi tinha que dar um jeito de pegar carona no fenômeno para aparecer. Pena que tenha escolhido uma maneira... digamos... pouco recomendável de fazer isso. Em Moscou, num encontro com o presidente russo Medvedev, declarou que "Obama é jovem, belo e 'bronzeado'" (em vídeo). Uma vulgaridade racista impressionante típica do velho Berlusca, que onde vai encontra uma maneira de fare figura di merda all'Italia.

sábado, 1 de novembro de 2008

Mais mistérios...

Acabou o Outubro maluco, mas as maluquices não.

Eis o que saiu da nossa máquina de lavar louça.

Tem explicação? Dois copos "serrados" de maneira idêntica. E apenas copos de um mesmo modelo, quando haviam vários outros copos de um modelo muito parecido, mas um pouco maior, que não foram afetados.

Vai ver que foi uma brincadeira de Halloween. Eu, hein...