sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Dia do Gaúcho!

Ontem foi 20 de Setembro, aniversário do início da Revolução Farroupilha (ou Guerra dos Farrapos, como querem alguns), o mais longo conflito armado americano em todos os tempos. Neste dia, em 1835, os rebeldes tomaram Porto Alegre, capital da província, e prenderam o governador e outros representantes do governo central. A República Rio-Grandense seria proclamada só quase um ano depois, em 11 de Setembro de 1836, pelo General Neto. A paz definitiva veio apenas em 1845.

Aqui na Itália, bem longe de Porto Alegre, lembramos do feriado mas, vergonhosamente, não tomamos nem um chimarrãozinho pra comemorar! Aliás, que coisa esquisita isso de comemorar. Como disse meu pai, "perdemos a guerra e fazemos toda essa festa; imagina se tivessemos ganho!". Coisa de gaúcho.

2 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde! Fazendo algumas pesquisas do meu interesse sobre a Itália encontrei este blog e gostei bastante de saber o ponto de vista de vocês sobre a vivência nos mais diferentes lugares. Num post vi que vocês fizeram um curso de italiano para estrangeiros e é justamente isso que queria perguntar. Foi um bom curso? Vocês recomendariam?
Moro em SP, tenho a cidadania, pois sou filha de italianos e tenho planos de estudar na Itália, quem sabe um mestrado, mas o idioma é imprescindível antes... Tenho até um intermediário, acho.
Se puderem me dar uma dica, quando possível, ficarei muito agradecida. Tudo de bom pra vocês!!! Até mais, Simone Pierri

Marcelo Cortimiglia disse...

Simone, terei o maior prazer em te ajudar. Para isso, entre em contato comigo por email (podes encontrar meu endereco no meu perfil, no blog). Nao consigo te responder diretamente porque as configuracoes do teu perfil nao permite que teu endereco de email seja exibido.