Mas também é dia de descanso e passeio, ainda mais com o lindo dia de Primavera que fez. Aproveitamos e fomos ao Lago Maggiore com a Scuola di Italiano. Eu não sabia praticamente nada sobre o Lago antes de ontem. Trata-se de um lago de origem glacial, o segundo maior da Itália, localizado na fronteira com a Suíça, entre as províncias de Novara, Varese e Verbano.
Chegamos em Stresa, pequena cidade na margem ocidental do Lago, e pegamos um barco para a Isola Bella. E che bella questa isola! De todos os lugares que já visitei na Itália, está entre os mais bonitos. De fato, teria dito Charles Dickens:
Per quanto fantastica e meravigliosa possa essere ed è l'Isola Bella, è tuttavia bellissima.
A ilhota é praticamente toda ocupada pelo Palazzo Borromeo, uma construção histórica do século XVII que servia como morada da influente família nobre milanesa. O palácio em si é impressionante, tendo até mesmo hospedado Napoleão e sua esposa Josefina. Especial destaque para le grotte, as salas do andar inferior, próximas ao nível da água, cujas paredes são recobertas de pedras do lago e conchas.
Porém, a verdadeira jóia da Isola Bella é o jardim do palácio. Uma magnífica mistura de flores e plantas de todos os tipos em estilo barroco dito all'italiana, ou seja, construído como uma série de degraus ou terraços e adornado com dezenas de estátuas, fontes e espelhos d'água. Absolutamente fantástico!
Mais fotos no post que a Daniela fez no seu blog.
Em resumo, é um lugar a ser visitado muitas vezes, pois há diversas outros pontos turísticos no Lago. Certamente voltaremos!
Um comentário:
Eita, muito legal as imagens.
Imagina ser dono e poder falar "tenho uma casinha no lago..." auhauhuha
Postar um comentário