quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

De volta das férias... pra uma mais uma guerra

Triste retomar o blog, depois das férias, falando sobre guerra.

Na TV, está passando um AnnoZero sobre o conflito em Gaza. Imagens fortes, crianças mortas e feridas, muito sangue, depoimentos de palestinos, emotividade, raiva. Santoro dá um pouco de voz a Israel também, mas o programa é obviamente tendencioso: Israel estaria perpetrando um massacre desproporcional. Parece que há sofrimento só de um lado.

A jornalista e editorialista Lucia Annunziata (ex-presidente da RAI, diga-se de passagem), uma das convidadas para o debate, criticou o a condução do programa três vezes. Segundo ela, do modo como estava sendo conduzido, não ajuda em nada, não esclarece, não informa, não analisa, só lança acusações odiosas de parte a parte. E ela tem razão. Na terceira vez, como ninguém dava ouvidos a ela, simplesmente levantou e foi embora. Quem dera fosse fácil assim em outras situações também.

Pra ser sincero, tô cansado. Cansado de gente que só vê um lado em tudo. Gente que têm certeza de que está certo, de que sua verdade é a verdade indiscutível. Como tem gente cega e extremista nesse mundo!

E tô mais cansado ainda em ver dois povos divididos pela crença em um ou outro ser imaginário se matando há décadas.

Pior que isso só gente cega e extremista por um ou outro time de futebol!

Nenhum comentário: