domingo, 25 de novembro de 2007

Na Itália, a História vive

No início da semana, o governo confirmou uma importante descoberta arqueológica realizada em Janeiro deste ano. Sob o Colle Palatino, coração da Roma Imperial e hoje museu a céu aberto que hospeda as ruínas de dezenas de palácios dos Imperadores de outrora, foi descoberta da gruta da Lupercalia. Reza a lenda que este era o local onde os gêmeos Romulo e Remulo foram amamentados pela Loba e, mais tarde, achados pelo pastor Faustolo.

A mítica gruta foi achada embaixo do palácio de Augusto, primeiro imperador de Roma, durante trabalhos de restauração. Foram divulgadas fotografias da gruta, adornada com mosaicos coloridos de mármore e conchas marinhas e tendo ao centro o símbolo imperial de Augusto: uma águia branca. Procura-se, agora, a entrada da caverna, que acredita-se estar localizada na base da colina.

Para dar uma idéia do impacto da descoberta, o anúncio foi feito pelo próprio Francesco Rutelli, Ministro per i beni e le attività culturale. O assunto foi matéria de diversas reportagens televisivas. Coisa de um povo que realmente valoriza sua cultura e história.

Nenhum comentário: