sábado, 3 de maio de 2008

A crise da esquerda não tem fim

Como se não bastasse a derrota nas eleições gerais, semana passada o PD perdeu o segundo turno na eleição para prefeito de Roma. Gianni Alemanno, candidato do PdL, foi eleito novo sindaco com 783.225 votos, batendo o ex-prefeito e ex-ministro da Cultura Franceso Rutelli.

A derrota foi significativa: a centro-sinistra governava a capital italiana com Veltroni, eleito há dois anos com 61% dos votos. O mesmo Veltroni que deixou o cargo para liderar o novo Partido Democratico, candidatar-se e perder para Berlusconi quinze dias atrás.

Alemanno venceu porque, acima de tudo, valorizou a temática do medo com a falta de segurança na capital italiana. Temática que veio ao centro da mídia quando uma ragazza estrangeira foi violentada por um romeno na semana antecedente à votação na periferia de Roma. A coligação de destra de Alemanno, especialmente seu partido Alianza Nazionale, descendente dos fascistas de Mussolini, promete o cumprimento rigoroso das regras de expulsão de estrangeiros que cometam delitos na Itália. Era tudo o que os romanos queriam ouvir.

Nenhum comentário: