domingo, 14 de outubro de 2007

As primárias do PD

Conforme comentei dias atrás, hoje é dia das primárias do novo Partido Democratico italiano. O berlusconesco Corriere anunciou que 600 mil votantes já passaram pelas 11 mil urnas até às 11h, embora a votação termie apenas as 20h. Vota-se para escolher tanto o segretario do partido quanto a Assemblea Costituente, encarregada de elaborar os estatuos e o programa partidário.

Para o cargo de segretario, cinco concorrem: Walter Veltroni (DS), prefeito de Roma; Rosy Bindi (DS), ministra per la Famiglia; Enrico Letta (DL); Mario Adinolfi e Piergiorgio Gawronski. Veltroni é favorito por larga margem, seguido bem de longe pela ministra Bindi.

Mas o poder no novo partido de centro-esquerda não será centralizado. Segundo a proposta democrática, os 2500 consitutintes terão papel fundamental nas decisões partidárias. Não se sabe bem ao certo qual será a representatividade dos diversos partidos que se fundem no PD e, por isso, corre-se o risco de recair no mesmo problema da maioria que o governo construiu: um pluralismo de esquerda conflitante que, por falta de consenso ideológico, emperra decisões importantes. Resta saber se a figura carismática de Veltroni conseguirá congregar as diversas correntes em torno de um programa unificado. É o que cerca de metade dos italianos esperam.

Nenhum comentário: