sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Esperança de padronização nos mundos virtuais

Faz algum tempo que não escrevo sobre a Second Life. De fato, o entusiasmo e a curiosidade inicial passaram. Não encontrei nada muito interessante que justificasse o investimento de tempo no mundo da Linden Labs. Mas isso não quer dizer que mudei de idéia com relação ao conceito. Continuo achando que os mundos virtuais serão, se não "o" futuro da web, ao menos "um" dos importantes futuros.

De fato, recentemente a Linden Labs e a IBM anunciaram um projeto de parceria para, a longo prazo, criar algum tipo de padrão para os mundos virtuais. A idéia é permitir que um mesmo avatar possa deslocar-se livremente por uma série de mundos virtuais de diferentes operadores. Assim, se elimina uma das principais barreiras de entrada, ou seja, saber que serão perdidas ao menos algumas horas na criação da representação virtual em cada novo mundo que se deseja visitar.

É claro que todos os esforços de padronização no mundo da tecnologia são complicados. As disputas entre código proprietário vs aberto, Fireware vs USB ou HD-DVD vs Blu-ray são exemplos claro disso. Mas o fato de que duas grandes do mercado de mundos virtuais terem manifestado boa vontade nesse sentido desperta esperança.

Nenhum comentário: