quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

São Valentim e a Lupercália

Hoje é dia de San Valentin (São Valentim), comemoração do dia dos namorados aqui pelos pagos do norte. Reza a lenda que São Valentim, ainda na época dos imperadores romanos avessos à religião católica, celebrava casamentos às escondidas, desafiando a proibição imperial. A data 14 de fevereiro marcaria o aniversário da decapitação do santo (como todo bom mártir, assassinado brutalmente em nome de suas convicções religiosas).

Porém, isso não passa de lenda. É uma história interessante, mas desprovida qualquer fundamento histórico.

Curioso é que pouco se sabe de concreto sobre o São Valentim histórico. Na verdade, não se sabe nem mesmo se São Valentim se refere a apenas um ou mais mártires daqueles tempos difíceis em que os católicos eram apenas vítimas de perseguição. Por tradição, celebra-se seu dia no 14 de Fevereiro, mas nada se sabe sobre sua vida - ou morte, que no caso dos mártires costumava ser bastante violenta e, por isso, marcante para os fiéis. Mais especificamente, não há qualquer ligação ou evidência de São Valentim com os namorados e amantes. A associação com o amor e romantismo veio, muito provavelmente, com Chaucer, na Idade Média.

Por outro lado... 15 de Fevereiro era a data tradicional da Lupercalia, a festa pagã da fertilidade da Roma antiga. Era um dia em que os jovens romanos de todas as classes corriam pela cidade nus, provocando (romanticamente, é claro!) as moças que encontravam pelo caminho. É de se pensar o quanto as moças evitassem sair às ruas naquela data.

E, coincidentemente, 15 de fevereiro é também o dia do meu aniversário! Se não estivesse tão frio, eu até comemoraria correndo nu pelas ruas de Novara (a fim de honrar a antiga tradição da Lupercalia, é claro!!!).