domingo, 2 de dezembro de 2007

100º post

Este é o centésimo post do blog.

Muitas vezes, alcançar algum tipo de marca é... marcante. Me lembro logo do milésimo gol do Pelé, ou dos 50 anos do final da II Guerra Mundial. São marcas que causam algum tipo de comoção, marcas a se celebrar, a se comemorar.

Outras vezes, as marcas passam despercebidas. É o caso, por exemplo, do centésimo episódio de The Simpsons. E tantas outros acontecimentos que simplesmente não notamos, perdidos na sua própria insignificância.

Este não é, definitivamente, um post marcante. Não vai entrar para a história, não será comentado daqui a 50 anos. Até porque não há nada de especial em escrever 100 posts em um blog.

Mas é curioso como números redondos me induzem a uma espécie de reflexão. Neste caso, me pergunto: porque escrevi estes 100 posts? Considerando que levo em média de 6 minutos para escrever cada post, já dediquei, no mínimo, 10 horas da minha vida ao blog. (Na verdade foi mais tempo, se eu contar também o tempo despendido na configuração e formatação do blog.) Fica a dúvida: esse esforço vale a pena? Ainda mais considerando que tão pouca gente acessa e lê o blog.

Não tenho uma resposta agora. Acho que, na verdade, blogs interessantes são aqueles que se focam em assuntos populares como sexo, fofoca de celebridades ou esportes. Mas tudo bem, meu objetivo nunca foi o de fazer um blog popular. Ele serve para que eu possa ventilar, quando tiver vontade, o que estou pensando a respeito do que vejo, sinto e leio nesses três anos de experiência italiana. E tem sido bem sucedido até agora, apesar de que a constância das postagens tenha diminuído bastante nessa época de final de ano em que as obrigações com o doutorado se acumulam.

Então, tudo indica que o post número 101 aparecerá...

2 comentários:

rbs-gremista disse...

Talvez teu blog seja uma especie de "Diario Secreto" aberto ao publico... ;-)

Talvez tu tenha razão, teu objetivo é atingir tu mesmo sem restringir que venha a atingir o restante das pessoas...

Mas enfim...

Da-lhe Gremio, Da-lhe Goias... (acho que nunca mais repito isso, hehehe)

Anônimo disse...

Ebbene..lo sapevo che prima o poi non mi sarei più accontentata di farti i complimenti in MSN.Dunque : PARABÉNS!Il tuo Blog non è per niente insignificante,ma sì intelligente e "très intéressant"Che importa se non è letto da migliaia di persone?Oggi forse non ancora..ma domani..chissà!!Comunque credo non sia mai stato questo il tuo intento.Ti domandi se il tuo sforzo vale la pena.Sì..mille volte sì...Spero continui per altri cento e più post!Mi mancherebbero troppo le tue notizie spesso inedite,le tue impressioni e le tue esperienze di vita italiana.Spero dunque che appaia quanto prima il post numero 101!BACIONI! MAMMA.