segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Gre-nal x Corinthians

Hugo Chavez perdeu no referendum venezuelano e Putin venceu as eleições russas, mas a grande notícia mundial do último domingo foi o rebaixamento do Corinthians.

Ok, talvez não tenha sido *tão* importante assim.

O que foi realmente importante - e inesquecível - foi ver as duas torcidas do Rio Grande do Sul unidas. Gremistas e colorados, ontem, torciam juntos pela combinação de resultados que levaria o time paulista à Série B. Torcida que se traduziu em um empate do Grêmio em casa, 1x1, e derrota colorada para o Goiás, 2x1, de virada e com direito a um pênalti cobrado três vezes, até fazer!

Eu mesmo assisti parte do segundo tempo do jogo do Inter via MSN, graças a uma webcam que focalizava a TV do Thiago, um colorado fanático grande amigo que, apesar disso, é uma ótima pessoa e um grande amigo. Torcemos separados por um oceano mas unidos contra o Corinthians.

Aliás, é difícil explicar a antipatia coletiva pelo Timão. Os colorados eu até entendo, afinal eles perderam um título brasileiro em 2005 em função da anulação esquisita de alguns jogos que acabou beneficiando a equipe que, naquela época, nadava no dinheiro suspeito da MSI e tinha no argentino Tevez sua principal estrela. Mas os gremistas? Porque tanta raiva?

Talvez porque haja uma percepção de que o Corinthians é constantemente favorecido pela imprensa e pelos dirigentes do futebol nacional. Muitos comentários de leitores em sites como o ClicRBS seguem a linha do "E agora, a Rede Globo vai passar os jogos da Série B?". E a comemoração sobre a desgraça dos corinthianos também é assunto recorrente nos fóruns de debate dos canais de comunicação do centro do país, como a Folha Online.

No fim das contas, fiquei com a impressão de que os únicos que simpatizam com o Corinthians são seus próprios torcedores.

Um comentário:

rbs-gremista disse...

Alguem já se perguntou o porque que nao temos tamanha raiva, por exemplo, do Sao Paulo, que vem dominando de longe o futebol brasileiro, com 3 titulos mundiais 5 brasileiro, sendo os dois ultimos 2006 e 2007?
No fundo acho que o ser humano, em sua grande maioria, tem o senso de justiça. Que o São Paulo fez por merecer, que nao teve aqueles "erros" grosseiros de arbitragem que beneficiaram o Corinthians em 2005, ou mudanças de calendarios "totalmente imparciais" que favoreceram o Flamengo este ano.
Acho que o senso de justiça ainda existe, e me faz muito bem saber disso. :-)