quarta-feira, 5 de março de 2008

Gary Gygax, 1938-2008

Ontem, 4 de Março, comemorava-se o dia do GM.

Veja bem, dO GM, não dA GM.

Ok, a imensa maioria dos habitantes do planeta Terra não faz a mínima idéia do que seja um GM (versus a imensa maioria que conhece a empresa norte-americana). Explicando, então: GM é uma espécie de juíz no jogo de RPG.

Agora vem a parte em que eu explico o que é RPG... Bom, RPG é um hobby de nicho (e bota nicho nisso!), como aeromodelismo ou numismática. Trata-se de um jogo em que são criadas e contadas histórias, no qual os jogadores interpretam personagens. Mais ou menos como um teatro de improviso. O GM, nesse contexto, é uma espécie de diretor da história. (Para uma introdução mais completa ao que seja RPG, recomendo este texto, publicado na REDE RPG).

Feita a apresentação, voltemos aos fatos. Eu dizia que ontem, 4 de Março, era o dia do GM. E foi justamente nesse dia que, por conta do destino, faleceu uma das mais influentes personalidades do cenário RPGístico. Trata-se de Gary Gygax, criador do mais popular sistema de regras de RPG: Dungeons & Dragons. Foi através de Gygax e seu amigo Dave Arneson que, em 1974, um jogo de tabuleiro de estratégia foi transformado no embrião de um passatempo rico em possibilidades de imaginação, socialização e crescimento intelectual.

Fora do restrito nicho de jogadores de RPG, acredito que pouca gente já ouviu falar de Dungeons & Dragons ou de seus descendentes e concorrentes. Mesmo assim, Gygax e sua obra pioneira ajudaram, de certa forma, a moldar o que hoje entendemos como cultura popular moderna. Sem ele, Tolkien e o Senhor dos Anéis continuaria sendo apenas um dos tópicos de discussão de quem estuda literatura de língua inglesa. World of Warcraft, o bilionário jogo de computador multi-jogador via Internet da Blizzard, com seus milhões de jogadores, é descendente direto do RPG idealizado por Gygax. E o que dizer dos milhões de nerds e geeks que não teriam o RPG como uma das mais interessantes e produtivas vias de escape para sua imaginação?

Por isso, fica a minha homenagem, como entusiasta de RPG, ao homem que começou tudo. Aonde estiveres, que seus dados nunca deixem de rolar - e que seus sucessos sejam sempre decisivos!

Nenhum comentário: