quinta-feira, 17 de maio de 2007

Sobre o título do blog

Sou péssimo com títulos. Evidência disso é que uma das primeiras pessoas que acessou esse blog me perguntou via MSN: "Tá, mas porque esse nome?". Prometi que tentaria explicar num post, e aqui está ele.

Em primeiro lugar, devo dizer que o nome do blog no formato atual se deve a uma sugestão do amigo Rafael L. Smith, que gentilmente me brindou também com o logotipo. É uma alteração da idéia original que Daniela e eu tivemos, "Tudo é caminho, deixa o Bixo!", que por sua vez é uma leve modificação do trecho de uma música de Nei Lisboa de modo a acomodar uma referência familiar ("Bixo" em vez de "bicho").

No título, "tudo" se refere justamente ao escopo desse blog. É bastante pretensioso, eu sei. Mas entendam que não quero dar a entender que eu ache que tenho capacidade para falar (competentemente) de qualquer coisa. Longe disso. O meu "tudo é mais restrito: o que acontece aqui na Itália, minhas impressões sobre livros, filmes e seriados, RPG, notícias, acontecimentos do mundo da TI, gostos, preferências, opiniões, etc. Ou seja, tudo o que me define.

Por outro lado, "enquanto caminho" tem dois significados. O primeiro, mais direto, é o sentido de "durante a minha caminhada". Significa simplesmente que vou falar de "tudo que acontece durante minha caminhada", isto é, um relato cotidiano. No segundo sentido, "enquanto" significa "como" e "caminho" significa "rumo, direção". Entendendo assim, quer dizer que tudo o que faz parte da minha vida é um rumo, uma direção, um caminho. Tudo, assim, reflete o caminho já trilhado no passado, o rumo que estou seguindo no presente e a direção futura. Tudo o que me define é o resultado desse caminho.

Faz sentido?

Nenhum comentário: