sábado, 5 de abril de 2008

Alguns comentários sobre a TIC 2007

Em meados de Março, foram divulgados os resultados da pesquisa TIC Domicílios 2007, a versão mais recente do levantamento anual da situação das tecnologias de informação e comunicação no Brasil conduzido pelo Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

A pesquisa, já em sua terceira edição, tem resultados muito, muito interessantes. Um dos mais relevantes, na minha opinião, diz respeito à difusão dos computadores. Pela primeira vez desde o início do levantamento, o número dos brasileiros que já usaram um micro ao menos uma vez da vida foi superior ao dos que nunca usaram, chegando a 53%. Foi uma mudança significativa, pois em 2006 os números eram praticamente invertidos: 54% dos brasileiros, segundo a pesquisa, nunca havia tido contato com computadores.

Outro resultado importante indica a crescente popularização da Internet: 41% dos brasileiros já acessaram a rede alguma vez na vida, 8% a mais do que em 2006. Apesar da disparidade de classes sociais, de educação e de renda dos internautas ainda ser muito relevante, usuários das classes C e D são cada vez mais comuns. Já entre as modalidades de acesso, aquele efetuado através de LANs (ou "centros de acesso público pago", conforme a nomenclatura usada pelo NIC.br) foi o que apresentou crescimento mais notável, representando 49% em 2007. Como comparação, os acessos domésticos responderam por 40% do total, completado por acessos a partir do local de trabalho (24%) e da escola (15%). E os demais indicadores do estudo são inequívocos: os novos usuários que fazem uso dessas LANs tendem a ser jovens oriundos das classes baixas, sobretudo do Norte e Nordeste do país.

Afinal, parece que as iniciativas de popularização da informática, como o programa Computador para Todos do Governo Federal, estão dando resultados.

Nenhum comentário: