terça-feira, 15 de abril de 2008

Explicando Berlusconi

Pra quem se pergunta como a centro-direita ganhou, por favor considere que, por um lado, Berlusconi detém, no mínimo, metade dos recursos de mídia do país. E sabe usá-los! Além disso, Berlusconi é o homem mais rico do país. Isso significa, pelo menos, que ele dispõe de muito mais recursos para empregar nas campanhas e, talvez mais importante, dispõe de uma imagem de sucesso, de self made man, que começou como animador de cruzeiros de verão e se tornou um dos mais poderosos magnatas do mundo.

Por outro lado, a Itália está descontente, com uma economia frágil e uma auto-estima debilitada com relação aos outros grandes países da Europa. Porém, apesar dos problemas, a Itália vem recebendo um influxo fortíssimo de imigração. Berlusconi e, mais especificamente, seus aliados da Lega Nord, conseguiram convencer muita gente que os imigrantes são, em grande parte, a causa dos problemas sociais e econômicos italianos. E oferecem uma solução simples: basta de imigrantes.

Vale lembrar que as pessoas simples gostam de soluções e explicações simples. E, em qualquer lugar, as pessoas simples são a maioria.

Mas, claro, isso é só uma explicação simples. A realidade é muito mais complicada.

Nenhum comentário: