sábado, 1 de setembro de 2007

Computadores: iPods e iPhones fazem bem à Apple

Parece que o iPhone realmente fez bem para a Apple. Não apenas as vendas do telefone estão acima das expectativas (estimativa de 270.000 no 3T07 e mais de 800.000 no 4T07), mas geraram um efeito positivo também para as linhas de computadores da companhia. É o que indica uma recente pesquisa da ChangeWave Alliance divulgada pelo IDG News Service.

O índice de vendas recentes de laptops da Apple chegou no seu ponto mais alto nos últimos três meses: de 12% em Junho para 17% em Julho (os computadores de mesa flutuam em 7-8%). Quando perguntados sobre a marca do computador que planejam adquirir, 28% dos futuros compradores de laptops indicaram a empresa de Steve Jobs. O mesmo índice ficou em 23% para desktops Mac. E o efeito sinérgico da procura por iPhones e iPods pode aumentar esses números ainda mais: espera-se para breve o anúncio de novos modelos de iPod. As ações da companhia subiram 5% com os boatos.

Quem está perdendo espaço é a Dell. Outra reportagem, do The New York Times, indica que a companhia ainda está operando no positivo, mas problemas com tempos de produção e entrega de seus novos notebooks tem causado quedas significativas no market share. Embora a Apple venha subindo a ladeira, quem mais tem se beneficiado dos problemas da empresa de Michael Dell são as grandes como HP e Acer.

Acer que, por sinal, está prestes a ultrapassar a Lenovo e assumir o posto de terceira maior fabricante de computadores do mundo. A empresa anunciou a aquisição da Gateway, em um negócio de US$710 milhões divulgado no último dia 27. Aprovado por ambas as companhias, a compra deve ser finalizada até o final do ano. Em 2006, a Gateway detinha a oitava posição no mercado de computadores global. A notícia é do InfoWorld.

Nenhum comentário: