sábado, 8 de setembro de 2007

Il Mondo Piange Pavarotti

"O mundo chora Pavarotti" foi a manchete do La Reppublica desta sexta-feira, 7 de Setembro. Cinco páginas internas dedicadas à notícia demonstram o quanto a Itália foi abalada pela scomparsa do grande tenor. Enquanto escrevo, a RAI 1 transmite ao vivo o funeral, direto do Duomo di Modena em uma bela e serena tarde de sábado.

Funeral digno de um dos maiores artistas do nosso tempo, uma voz única que determinou os padrões para a ópera e, em maior escala, para a música do século XX. Mais do que isso, Big Luciano foi um verdadeiro homem-show. Saiu dos teatros e casas de ópera e foi para a televisão com projetos como "Os Três Tenores" ou parecerias com músicos pop como Elton John, Sting e Bono. Assim, levou sua poderosa voz e sua inconfundível figura carismática para milhões de pessoas. Por exemplo, este vídeo mostra uma de suas últimas apresentações, interpretando Nessun Dorma em Torino, por ocasião das Olimpíadas de Inverno de 2006. Recebeu uma merecida ovação de 10 minutos.

Pavarotti deixa um vazio proporcional a sua grandeza. Faço minhas as palavras de um usuário que comentou o vídeo: Addio Maestro. Dio vuole che canti soltanto per Lui adesso. Riposa In Pace.

Nenhum comentário: