terça-feira, 18 de setembro de 2007

E lá vem o iPhone

É intenso o burburinho sobre o lançamento europeu do iPhone. A Apple convocou uma coletiva de imprensa em Londres nesta terça-feira na qual, espera-se, será divulgado o operador móvel que terá a exclusividade de venda do aparelho. Fortes especulações recaem sobre a Deutsche Telekom, na Alemanha, Telecom Orange, na França, e O2, no Reino Unido. Nada de Itália e Espanha, portanto, onde o pré-pago é muito mais difundido.

O preço deve ficar em €399. Valor extremamente alto para os padrões europeus, mercados nos quais é comum a prática de fornecer o aparelho sem custo para o cliente quando este contrata um plano de longo prazo. Notícia do Guardian divulgada pela Reuters dá conta que a operadora O2, que deve ter a exclusividade do iPhone na Inglaterra, consentiu em repassar 40% da receita com os clientes que contratarem os planos associados ao telefone da Apple. É um valor absurdo.

Nessas horas, me pergunto sobre o impacto global do iPhone no mercado de celulares. Mercado que, por sinal, venho aprendendo a entender mais a fundo por questões profissionais. Recentemente, a Apple anunciou que atingiu a marca de 1 milhão de aparelhos vendidos nos EUA, através da AT&T. Belo número, ainda mais levando-se em conta que as projeções otimistas da companhia indicavam que esta marca seria atingida apenas no final de Setembro. Um grande impacto, então? Bom, talvez não, quando pensamos que a Nokia vende cerca de 1 milhão de aparelhos em... um dia.

Claro, o iPhone não é apenas um telefone. Ele representa um conceito, uma idéia. É uma marca, um símbolo de sofisticação tecnológica. Alavanca vendas cruzadas de outros produtos Apple, como fez - e ainda faz - o iPod. Mais do que isso, promove desejo de mudança nos consumidores, que passam a dispensar mais atenção à idéia de trocar de aparelho. E, talvez o mais importante, impulsiona os demais fabricantes a repensar seus conceitos, lançando novos aparelhos com características similares. Difundem-se inovações, como a tela sensível ao toque, e ganhos de eficiência em atributos já antigos, mas renovados no iPhone, como a integração da música digital no celular e o design fino e atraente. Em poucas palavras, estimula-se a competição. Quem ganha, no fundo, é o consumidor.

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