sábado, 4 de agosto de 2007

Elton John e sua proposta para o fim da Internet

É notícia velha, eu sei, mas de tão absurda, merece pelo menos um comentário. Em resumo: Elton John, um dos mais famosos músicos de todos os tempos (principalmente depois do mega-hiper sucesso fúnebre Candle In The Wind 1997, o single mais vendido de todos os tempos), quer acabar com a Internet. A proposta, pelo que entendi, seria a de interromper todo o funcionamento da Internet por cinco anos para "ver o que acontece" em termos de criação artística musical e relações interpessoais, que estariam sendo prejudicadas pela Web. É no mínimo contraditório vindo de alguém com a quantidade de mercadoria oferecida em seu webiste oficial e que, em Março passado, colocou todo seu catálogo de músicas à venda na Internet.

Dito assim, sem contextualização, parece não apenas contraditório, mas pura maluquice. Porém, mesmo com toda a contextualização que se possa tentar dar, continua uma maluquice sem tamanho! É tão absurdo que eu chego a pensar porque alguém publicamente conhecido como Elton John (e que dispõe de tanta gente supostamente competente gerenciando sua carreira e imagem) defenderia uma idéia dessas a sério. À primeira vista, trata-se de algo que poderia ser dito apenas por quem não tem a mínima noção da realidade, o que, convenhamos, não parece se adequar a um artista com uma carreira internacional de sucesso de mais de 40 anos na qual vendeu mais de 200 milhões de discos.

Por isso, minha explicação para a aparente sandice é a de que ele quer apenas e tão somente chamar a atenção para a questão do impacto da Internet e das novas tecnologias de comunicação e informação no cenário musical tradicional das gravadoras e artistas globais. Não sei se conseguiu, ou se apenas se transformou em objeto de gozação e risada da semana para a blogosfera, mas prefiro acreditar nisso do que na imbecilidade pura e simples de Elton John.

Nenhum comentário: