terça-feira, 31 de julho de 2007

Credulidade sem limites

Um email recebido hoje me lembrou o quanto ainda somos crédulos. A mensagem, que infelizmente deve estar circulando nas listas de contato de muitas pessoas, alude às "previsões" que um charlatão chamado Jucelino Nobrega da Luz teria feito com relação ao recente acidente com o avião da TAM em Congonhas. Traz em anexo imagens digitalizadas de recibos postais e ARs, bem como de uma carta datilografada endereçada à TAM, a qual faz referência a uma outra carta escrita à mão que inclui supostos detalhes da tragédia.

Esse assunto foi recentemente discutido em uma lista de céticos e racionalistas que frequento. A fraude parece ser uma explicação bem mais realista (porém, menos emocionante) do que premonição extra-sobrenatural. A propósito, meus agradecimentos a Ronaldo Cordeiro e Roberto Takata pelas suas lúcidas análises, nas quais me fundamentei para escrever esse post.

Primeiro, os impressionantes detalhes na carta escrita à mão. Facilmente, ele pode escrever cartas com conteúdos genéricos ou mesmo com grandes espaços em branco, as quais têm a firma reconhecida em cartório. O mesmo pode ser feito com uma cópia autenticada, uma vez que o que autenticar não é o mesmo que validar o conteúdo. Depois do fato acontecido, basta preencher os detalhes. No caso, convém lembrar que a carta datilografada não traz nenhum carimbo de cartório, podendo tranquilamente ter sido escrita após o acidente. Como diz o Ronaldo Cordeiro, "o resultado é grosseiro, mas pelo visto convence algumas pessoas". Muitas, Ronaldo. Infelizmente, muitas pessoas preferem acreditar em premonições do que em farsa e má índole.

Às vezes, Jucelino apresenta cartas de resposta de empresas, pessoas e instituições supostamente "avisadas" por ele dos terríveis acontecimentos previstos. Para isso, basta ele escrever cartas endereçadas a essas instituições com solicitações e pedidos triviais, de modo a poder falsificar a carta de resposta (devidamente assinada por responsáveis da instituição, ou trazendo algum tipo de logomarca ou timbre que indique a "oficialidade" da correspondência). Ronaldo Cordeiro brincou com esse truque, comentando que "além de as 'respostas' costumeiramente virem desalinhadas e com fonte diferente da parte que é mantida da resposta verdadeira, elas vêm escritas no estilo do Jucelino. Quando são em 'inglês', ainda rendem umas boas risadas."

Em suma, trata-se uma farsa tosca e absurda. E o pior é o mau caratismo desse picareta, querendo aparecer às custas do sofrimento das centenas de famílias atingidas pela tragédia. Vale lembrar que esse é o mesmo aproveitador que "previu" os atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA e de 11 de março de 2004 na Espanha, bem como "localizou" Saddam Hussein para o governo dos EUA (mas nao levou a recompensa). Ele também teria tido premonições sobre os acidentes com o avião da GOL e das obras do metrô de São Paulo, em 2006.

Me entristece muito ver que esse tipo de charlatão tem a repercussão que tem no Brasil. Um povo mais esclarecido certamente não aceitaria esse tipo de coisa. Bem, um povo mais esclarecido não aceitaria muitas outras coisas. A começar pelos políticos que os representam.

Um comentário:

Anônimo disse...

agora ele diz que revelou ao Clodovil que teve um sonho- e que o Presidente Juscelino Kubschek de Oliveira ser o pai de Clodovil, tudo bem, mas na realidade ele jantou com um grupo de pessoas,há mais ou menos um ano atrás, onde lá tinha um conhecido meu, e o médico que fez o parto Toufic Mattar contou a ele -Jucelino - e aos outros presentes,sobre a paternalidade de Jucelino Kubtchek (?) ser o pai de Clodovil e agora ele vem no Programa da Sonia Abrão dizendo que mandou carta ao Clodovil, mas na realidade ele-Jucelino - soube pelo médico que fez o parto e agora quer ter a publicidade do fato, ora é demais
Procurem saber esta verdade, Toufic Mattar mora em S.Paulo no bairro de Higienópolis.