quarta-feira, 18 de julho de 2007

Tragédia Anunciada em Congonhas

Imagino que no Brasil haja uma overdose de notícias sobre o acidente com o vôo JJ 3054 da TAM. Mas não posso deixar de registrar meu choque e minha consternação com a maior tragédia da aviação brasileira.

Em primeiro lugar, porque Congonhas é um aeroporto familiar a muita gente no Brasil. Mesmo eu, que não costumo viajar muito, já passei por lá umas sete ou oito vezes. Ainda tenho vívida a sensação claustrofóbica em meio à folla que faz daquele o mais movimentado aeroporto do país. Morgana e Camila devem lembrar os comentários de que aquilo mais parecia uma rodoviária.

Em segundo lugar, porque o Airbus A320 acidentado partiu de Porto Alegre. Levava à bordo, como colocou o site ClicRBS, "personalidades do mundo empresarial, político e esportivo" do estado. Não consigo imaginar como está Porto Alegre agora, mas envio minhas condolências a todos os envolvidos.

Hoje batemos um triste recorde, com ao menos 200 vítimas estimadas até o momento. Números como esse, ou os 154 mortos no choque no ar entre o Gol 1907 e um jato executivo Legacy, em Setembro do ano passado, nos levam a refletir sobre tragédias, principalmente sobre aquelas anunciadas, que poderiam ser evitadas. Extrato de uma matéria do ClicRBS:

O desastre aconteceu em um aeroporto que vem tendo suas condições de segurança postas em dúvida. No ano passado, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou a suspensão de operações quando houvesse acúmulo de pelo menos três milímetros de água nas pistas. Ontem, choveu forte em São Paulo. No último dia 29, uma reforma na pista foi entregue incompleta, sem as ranhuras que garantiriam o escoamento da água e a maior aderência dos pneus ao solo.
Ou seja, uma tragédia anunciada, dada a situação da infraestrutura aérea do país. Abaixo, reprodução de parte da matéria do The New York Times sobre o acidente. Resume bem, eu acho, o caos aéro pelo qual estamos passando:

Civil aviation in Brazil has been in crisis since last September, when the nation’s worst airline disaster, a collision over the Amazon between a passenger plane and a business jet, took place. Since that disaster, in which 154 people were killed, Brazil, Latin America’s most populous country, has been racked by waves of canceled flights, air controller strikes and go-slow actions, struggles between military and civilian officials for control of the government’s aviation regulatory agencies and disclosures that the national radar system is deficient.
Os milhões gastos no Pan - e, se tudo der "certo", na Copa de 2014 - mostram um país que, decididamente, não sabe quais são suas prioridades. Triste. Mais que triste, trágico. E vergonhoso.

Um comentário:

Alvaro Augusto W. de Almeida disse...

Caro Marcelo,

Não sei qual a visão que um brasileiro morando fora do Brasil tem das coisas por aqui. Para nós, que aqui estamos, a situação é assustadora. E vai piorar, pois vem crise de energia elétrica em 2009 (com sorte, em 2011). Veja matéria em http://www.canalenergia.com.br/zpublisher/materias/OeM.asp?id=60107 .

[ ]s

Alvaro Augusto