quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

I musei del Castello Sforzesco



No último Domingo, Daniela e eu fomos a Milano visitar os museus do Castello Sforzesco. Eu já havia visitado o Castello em duas oportunidades, mas ainda não conhecia as exibições. E, de fato, é um passeio que vale a pena.

As coleções de objetos históricos do Museo d'Arte Antica são muito ricas, com diversos itens de arte longobarda e sacra. A seção da Armoria é particularmente interessante: os armeiros de Milano e redondezas eram conhecidos, nos séculos XIV a XVII, pela qualidade do seu trabalho, e a beleza das armas e armaduras decoradas em exposição atestam isso. O Museo d'Arte Antica conta ainda com capolavori de dois famosos mestres do Renascimento: o último trabalho de Michelangelo Buonarroti, a inacabada Pietà Rondanini, e afrescos de Leonardo da Vinci na Sala delle Asse. Além disso, a Pinacoteca contém diversas obras de pintores consagrados como Mantegna, Foppa, Tintoretto e Tiepolo.


Testa virile di Tintoretto

Com apenas algumas horas a disposição, infelizmente não conseguimos visitar os demais museus. Houve tempo apenas para uma passada rápida no Museo dei Mobili e delle Sculture Lignee e no Museo degli Strumenti Musicali. Mas o pouco que vimos - e o tanto que ainda não vimos - nos convenceu a voltar em uma próxima oportunidade.


Nenhum comentário: