segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Cena a casa nostra

Sábado, retribuimos a hospitalidade e recebemos nossos amigos Tal, Alberto, Gianni e Mela para uma janta. O cardápio era excelente, fruto da criatividade da Daniela: melanzana, cipoline e verduras diversas acompanhada de pão e gorgonzola de antipasto, risoto ai funghi de primo e peixe ai broccoli, purê de batatas e peperonata de secondo. Nossa, quanta comida! Bem ao estilo italiano. A refeição, por aqui, é um verdadeiro ritual social, uma espécie de comunhão ao redor da mesa e dos alimentos. E o assunto preferido das conversas, claro, é comida!

A propósito, acho que Daniela e eu já progredimos bastante nas intrincadas regras da refeição italiana. Antes, mal sabíamos o que e quando servir. Nossa primeira experiência deve ter sido decepcionante para nossos convidados: acabamos servindo dois primos, misturando arroz e massa na mesma refeição e, para piorar, a salada veio fora da ordem natural com a qual eles estão acostumados. Agora, já dominamos o básico! Só falta aprender mais sobre os inúmeros tipos diferentes de queijos, pães e arroz, cada qual apropriado para um determinado prato.

Um grande saluto aos amigos! Foi muito divertido, especialmente pela presença da senhorita Mela correndo ao redor da mesa. Que possamos repetir muitas vezes esses agradabilíssimos encontros, mesmo depois que voltarmos ao Brasil.

Nenhum comentário: