segunda-feira, 25 de junho de 2007

Museo della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vinci

Ontem Daniela e eu fomos passear em Milano. Visitamos o Museo della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vinci. Queríamos também conhecer a Basílica de Sant'Ambrosio, mas está fechada para restauros até Setembro próximo. De qualquer forma, a visita ao museu já foi de bom tamanho: quase cinco horas de um passeio muito divertido e instrutivo.

Inaugurado em 15 de fevereiro de 1953, o museu ocupa o Monastero di S. Vittore, antigo convento degli Olivetani. A concepção do museu é muito legal: além de muita Ciência e Tecnologia, traz também Arte. A coleção de astronomia, por exemplo, apesar de pequena era bastante rica, e continha globos terrestres e celestes da segunda metade do século XVII e curiosos instrumentos astronômicos do observatório de Brera. Da mesma forma, instrumentos musicais de diversas épocas complementavam a coleção dedicada aos sons, sutilmente alinhando Física e Música.

Gostei também das coleções de transporte, especialmente o pavilhão ferroviário. Ver aquelas locomotivas, navios e aviões faz pensar no esforço que o ser humano tem empreendido, ao longo dos séculos, no aprimoramento da tecnologia. Da mesma forma, as reproduções dos mecanismos projetados por Leonardo da Vinci fazem pensar na inventividade do gênio humano. Inventividade e genialidade que se mostram, também, no Astrario del Dondi, exposto na sessão de orologeria. Daniela certamente falará mais sobre ele no Baile no Céu.

De negativo, o fato de que os laboratórios estavam todos fechados, talvez porque era domingo. Em especial, me interessavam os laboratórios de Telecomunicazioni, Internet e Movimento. Também fiquei muito chateado por não ter conseguido visitar o sottomarino Enrico Toti, talvez a mais interessante atração do museu. Finalmente, fiquei decepcionado com o fato de que duas sessões que prometiam muito estavam fechadas para allestimento: a de Trasporti Aerei (embora houvesse aviões a reação expostos no exterior do pavilhão) e Telecomunicazioni.

Como sempre, fotos no nosso álbum.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.