sábado, 16 de junho de 2007

O caso do novo nome

Aconteceu uma coisa curiosa comigo aqui na Itália antes de eu iniciar esse blog que acho que vale a pena contar: mudaram meu nome. É, simples assim: me disseram que a partir de determinado dia meu nome seria outro...

Explico. No Brasil, costuma-se usar um sobrenome duplo, contendo o nome da família da mãe em primeiro lugar e, por último, o nome da família do pai. Todos os documentos brasileiros, do passaporte à cédula de identidade, passando pela certidão de casamento me "conhecem" como Marcelo Nogueira Cortimiglia. Sempre foi assim, ok, já estava até acostumado!

Aqui na Itália não, se usa apenas um sobrenome: o do pai. Tradição, machismo, sei lá. Mas o fato é que é assim, e é muito complicado mudar. Pois bem, quando me registrei no comune aqui em Novara, acharam estranho esse negócio de dois cognomi. Mas tudo bem, expliquei que tenho dupla nacionalidade, e que o cognome da família paterna era Cortimiglia e puft, lá foi a atendente consultar sei-lá-quem pra saber o que fazer. Espera, espera, mais espera. E a paciência terminando...

No fim das contas, ganhei minha carta d'identità com um nome curto: Marcelo Cortimiglia. Ok, não perguntei nada, afinal estava feliz por ter resolvido aquele problema. Pra falar a verdade, até achei normal, nada diferente do esperado. Só achei estranho não terem perguntado o que eu achava, não terem confirmado se eu não me importava! Dias depois, recebi uma comunicação oficial por carta comunicando o meu "novo" nome.

O interessante é que agora minha dupla cidadania está completa com dois nomes!

Nenhum comentário: