sexta-feira, 22 de junho de 2007

Os Colorados e a Secação

Acho que vale a pena comentar sobre as reações coloradas à final da Libertadores 2007. Incrível como, mesmo campeões mundiais, os colorados em geral não deixaram de torcer contra o Grêmio e, após a segunda partida, de colher os louros da vitória argentina. As eternas "secação" e "flauta" típicas da nossa rivalidade local.

Embora às vezes divertidas, especialmente quando restritas a amigos entre os quais há pactos sociais de aceitação de limites, bem como cumplicidade e compreensão mútua, vejo um aspecto negativo quando esses comportamentos se tornam generalizados, massificados e ampliados. Pois refletem uma postura de certa forma covarde: o secador se exime do confronto, ou seja, se perder, "tudo bem, não é mesmo meu time". Do outro lado, essa perceção de covardia gera revolta, alimentando um ciclo que, se entre amigos gera diversão, entre quase desconhecidos gera ódio. Tal revolta ainda é pior quando ela é aliada ao oportunismo, ou seja, quando pessoas que nunca se declaram fanáticas por um time ou outro, ou mesmo por futebol em geral, entram na brincadeira.

Vale lembrar que a Internet e as novas TIC facilitam muito a difusão de idéias e permitem a qualquer um se manifestar sobre qualquer coisa. A amplificação do alcance da secação, da flauta e das reações a elas é evidente, e com isso há também a derrubada dos limites de aceitação e compreensão dos limites de civilidade. Vejo muito potencial para conflito a partir dessa massificação, e o aparente crescimento da violência motivada por futebol pode passar por aí. Comunidades do Orkut, MSN e outros comunicadores instantâneos, vídeos de YouTube e blogs são algumas ferramentas que, se não usadas com a civilidade e responsabilidade que uma tecnolgia de comunicação de grande alcance requer, podem gerar muito estresse a partir de uma rivalidade esportiva que deveria ser saudável e divertida.

Surpreendente também foi notar como o "Eu acredito" da semana que antecedeu o segundo jogo se extendeu aos colorados. Parecia que mesmo quem torcia contra sabia que o Grêmio poderia dar a volta por cima e, por isso, ficou calado. Claro, meu universo de percepção aqui na Itália é muito reduzido, mas foi o que pude perceber da minha perspectiva online. Mais um tributo à grandeza da equipe, ainda que limitada, e da torcida, que literalmente carregou o time até a final.

Nenhum comentário: